Praia da Lagoinha

Praia da Lagoinha: onde ficar, o que comer e passeios imperdíveis

Posted By : Redação/ 176 0

Uma das praias mais tranquilas e bem estruturadas no Litoral Norte fica em Ubatuba. Saiba tudo sobre a praia de Lagoinha antes de fazer as malas e sair de casa.

Nem só de surfe vive a cidade de Ubatuba. A quantidade de praias adequadas aos banhistas e famílias com crianças pequenas também é destacada, entre elas, uma das mais frequentadas durante a temporada, a de Lagoinha. Mas não se assuste, a praia é uma continuação de Maranduba e Sapê, com mais de 7 km e comprimento, ou seja, espaço de sobra para todo mundo, ninguém precisa ficar apertado no verão.

Passeios

Essa combinação de praias é, como já dissemos, muito agradável para toda a família, não apenas pelo cenário paradisíaco cercado pelas silhuetas dos morros costeiros e a camada de Mata Atlântica em todo o litoral (um deles é o Pico do Corcovado, mais alto do litoral, com 1.150 metros de altura), mas pelas águas mais tranquilas e tamanho da faixa de areia, tudo muito seguro e confortável para todos.

Já chega de sol? Sessões de mergulho são ideais em Lagoinha, mesmo que com um snorkel e um óculos de natação. A foz do Rio Lagoinha fica logo ali, na extrema esquerda da extensão da praia, onde há o encontro entre água doce e água salgada.

Para mergulhos um pouco mais elaborados, basta tomar uma das embarcações que saem durante a temporada até as ilhas mais próximas, onde as águas são, acredite, ainda mais cristalinas.

É da Lagoinha que você pode chegar às praias do Bonete e Grande do Bonete, além de outras cinco, todas elas bem exclusivas e sempre esplêndidas, através da trilha das 7 praias. Também é de lá que alcançamos o Véu de Noiva, cachoeira mais do que recomendada para aqueles que não têm  medo de encarar meia hora de caminhada dentro da Mata Atlântica.

Não pense que um passeio pelo litoral se baseia apenas em sol e água salgada. Para contextualizar a sua viagem historicamente, nada melhor do que visitar as Ruínas da Lagoinha, no “sertão” do bairro, construídas na primeira metade do século XIX para cultivar café e, posteriormente, cana-de-açúcar.   

O que comer?

Ufa! Depois de todas essas atividades, precisamos descobrir o que comer sem precisar colocar a mão na massa. O bairro de Lagoinha, até por ser colado aos de Maranduba e Sapê, como já dissemos, apresenta uma ótima variedade de estabelecimentos e cozinhas específicas, basta entrar no, nem sempre simples, acordo familiar para decidir o que comer.

O restaurante Limão Cravo, por exemplo, é espaçoso e bem diversificado, além de manter o clima bem praiano. Localizado na Rua Colonial, na parte interna de Lagoinha, traz um ótimo custo-benefício.

Enquanto isso, o Tropical, também localizado na rua paralela à estrada, já oferece pratos mais específicos, caprichando nos frutos do mar e nos peixes. Parada certa para quem quer experimentar o tempero caiçara.

Tantos outros bares e lanchonetes estão sempre abertos durante a temporada, com porções e petiscos para aqueles que querem algo mais leve, acompanhado por um bom suco ou uma cervejinha.

Onde ficar?

Pousadas familiares ou hotéis um pouco mais elaborados? É possível encontrar de tudo nas proximidades da praia de Lagoinha, menos hotéis verticais, como não poderia deixar de ser.

O Aldeia da Lagoinha é uma das melhores opções que você vai encontrar, com quartos bem equipados, piscina, espaço compartilhado muito bem elaborado e recomendações animadoras. O preço, como você poderá ver, não é nada assustador.

A pousada Luz da Lua tem um charme quase que inesperado para uma hospedagem à  beira mar, com quartos e decorações sofisticadas, mas sem deixar de oferecer inúmeras atrações fora deles.

Pousadas não faltarão quando você começar a pesquisar tudo sobre a viagem até a praia de Lagoinha, basta ver qual se encaixa melhor no seu perfil e também no bolso.

Praia do Félix

7 praias do litoral norte que você precisa colocar no seu roteiro de viagem

Posted By : Redação/ 136 0

Um carro, uma trouxa de roupas e um espírito desbravador é tudo o que você precisa para desfrutar dessas sete praias no litoral norte de São Paulo.

Um dia em cada praia, o que acha do combinado? É lógico que tudo depende do tamanho da folga que você conseguiu pegar, mas, ao menos uma vez na vida, faça um pinga-pinga nas praias ao longo da Rodovia Mário Covas, ou melhor, na famosa Rio-Santos. Os pequenos pedaços de paraíso no litoral norte paulista merecem toda a nossa atenção, principalmente durante a temporada de verão.

Colocaremos um minirroteiro à sua disposição: algumas praias no litoral norte para você aproveitar em sua próxima viagem!

Praia de Juquehy

Faremos nosso roteiro de baixo para cima, como quem vem do Litoral Sul para o Litoral Norte, de Santos para o Rio de Janeiro. Juquehy é nossa primeira parada, já na cidade de São Sebastião, com uma grande faixa de areia branquinha bem ali, esperando para  recebê-lo. Durante à  noite, não deixe de bater pernas no comercial do bairro, com restaurantes bem sacados e ótimos pratos.

Cambury  

Quer uma dica das boas? Deixe para visitar a praia de Cambury no final de semana, quando podemos conciliar o sossego da praia com um pouco de badalação. Alguns tradicionais bares movimentados energizam a noite da região, dando um pouco mais de vida às suas férias.

Maresias

Sexta-Feira em Cambury, sábado em Maresias, parece bom? Alguns quilômetros separam uma praia da outra, e se já podemos considerar a noite de Cambury bem divertida, o que falar de Maresias? Mesmo que você não esteja no “gás” de curtir uma noite intensa no Sirena, por exemplo, há outras ótimas alternativas para não deixar passar a oportunidade batida.

Ah! A praia de Maresias, como você já deve saber, não perde em nada para as outras belíssimas do Litoral Norte, nem no visual, nem na formação de ondas.

Toque-Toque  Pequeno

Entra na nossa lista de destaques no Litoral Norte por conta da atmosfera caiçara que ainda apresenta, além da água cristalina. O tempo e as necessidades fizeram dos moradores pescadores natos, levando suas vidas em casas bem caracterizadas. Passar um final de tarde e negociar um peixe para o jantar com os habitantes de Toque-Toque Pequeno pode ser uma experiência e tanto.

Ilhabela

Nesse caso, abriremos uma pequena exceção. Não dá para listar apenas uma praia em Ilhabela, além disso, é mais do que aconselhável ficar mais do que um dia na cidade. A praia do Curral e da Feiticeira são as de mais fácil acesso, com ótimas opções para inúmeras práticas esportivas.

A praia do Bonete e dos Castelhanos são verdadeiros casos à parte. Duas das praias mais bonitas do País, mas que exigem algum tempo de deslocamento para pisar de vez nas areias claras. O cenário é quase surreal e, apesar da distância, você ainda pode encontrar uma boa estrutura turística, além de personagens típicos do litoral brasileiro.

Itamambuca

Se Ubatuba é um dos recantos preferidos dos surfistas no Brasil, Itamambuca é a base oficial. Com ótimas ondas o ano inteiro, atrai não apenas esportistas brasileiros, mas também internacionais, que chegam para competições dos mais variados estilos. Para chegar não é tão simples assim, por isso, programe-se antes de vir pegar uma onda por aqui.

Praia do Félix

A praia do Félix, em Ubatuba, é uma das mais agradáveis do Litoral Norte paulista, com estrutura bem estabelecida, sem tomar o espaço que é de direito da Mata Atlântica. Encerrar a sua jornada nessa praia é uma ótima ideia. Se der na telha e a vontade de continuar prevalecer, Paraty fica logo ali…

Ficou animado para conhecer essas lindas praias no litoral norte? Boa viagem!

Ubatuba

Conheça as 5 praias mais procuradas de Ubatuba

Posted By : Redação/ 228 0

Ubatuba é um dos destinos mais procurados em todo o litoral brasileiro. Entenda agora quais são os motivos que atraem tantos turistas ao município.

Que o Litoral Paulista é uma opção fantástica para aqueles que moram nas regiões Sul\Sudeste e não podem ficar tanto tempo viajando, já sabemos, mas o que muita gente não sabe, inclusive habitantes do próprio estado de São Paulo, é que Ubatuba tem uma coleção de praias entre as mais belas do País. Bom, se poucos não atentaram ao fato, tantas outras fazem das praias de Ubatuba ótimos pontos de encontro.

Depois de conferir essa lista das cinco praias mais procuradas de Ubatuba, mais ao norte do litoral paulista, se você era um dos que não conheciam os encantos de Ubatuba, certamente abrirá a agenda para deixar um feriado reservado a uma visita na Estância Balneária.

Praia do Félix

Sabe quando chegamos a  algum lugar e pensamos: “Isso aqui está no ponto certo, não precisa mexer em nada”. É mais ou menos esse o sentimento-padrão de quem vai tomar um sol na praia do Félix. Não é a mais movimentada do litoral ubatubense, mas com certeza você não se sentirá solitário na faixa de areia.

Para chegar até a cênica praia do Félix, contornada pela Mata Atlântica, basta encontrar a entrada próxima ao posto da Polícia Rodoviária, na área ainda central do município. Com um ou outro bar instalados na região, zonas próprias ao mergulho e ao surfe e, de quebra, um mirante muito bem  posicionado, pode ser considerada um dos pontos altos da Cidade.

Praia Grande

Próxima do centro de Ubatuba, a Praia Grande é ideal para aqueles que não estão muito preocupados com espaço e silêncio durante a temporada de verão, porém mais interessados em fazer contatos e aproveitar aquele clima que só a praia e a água salgada podem proporcionar.

É rodeada de quiosques e, a alguns passos de distância, hotéis e restaurantes para os que preferem deixar o carro encostado durante a folga. Ainda assim, não faça mau julgamento, basicamente todas as praias de Ubatuba têm um “quê” de paradisíacas, mesmo as mais movimentadas.

Itamambuca

Ubatuba e surfe são assuntos quase que invariavelmente relacionados, por razões mais do que esclarecidas. A praia de Itamambuca é uma delas. A praia atrai  praticantes de todas as idades e cantos do País dura o ano inteiro, basicamente; com picos de movimento de surfistas no inverno, quando as competições mais aclamadas acontecem.

Lagoinha

Forma, junto da praia do Sapê e Maranduba, a maior extensão de praia da Estação Balneária de Ubatuba. O perfil da praia de Lagoinha é mais adequado aos banhistas e às famílias, que chegam nos feriados e finais de semana de calor para tirar o “mofo” dos escritórios e cidades grandes. Todas as três oferecem boas estruturas aos veranistas, com hospedagens e estabelecimentos bem equipados e co  preços bem razoáveis.

Praia da Enseada

Mais uma que conta com uma localização estratégica para figurar entre as mais movimentadas da cidade, que faz divisa entre os estados do RJ e SP;  mas sem tanto agito quanto a Praia Grande, sendo assim uma ótima alternativa para famílias maiores.

Com passeios de escuna disponíveis durante todo o ano e acessibilidade para trilhas que levam à praia de Fora e praia das Sete Fontes (ambas muito bonitas e mais silenciosas), a praia da Enseada encerra em grande estilo a nossa lista com cinco das praias mais procuradas em Ubatuba.